Estaca Escavada
As Estacas Escavadas mecanicamente caracterizam-se por serem moldadas no local. São executadas através de torres metálicas, apoiadas em chassis com esteiras ou acopladas a caminhões. Em ambos os casos são empregados guinchos, conjunto de tração e haste de perfuração hidráulica, constituídas de trados em sua extremidade, procedendo-se o avanço através de prolongamento telescópico. O diâmetro das perfuratrizes varia de 200 mm a 1.200 mm, podendo-se executar desde estacas de pequena profundidade com equipamento de pequeno porte até grandes profundidades com equipamento de torre para 21 metros.
A vantagem desta solução está na grande mobilidade e produção do equipamento, permitindo a amostragem do solo escavado, atingindo a profundidade determinada em projeto e a ausência de vibração, podendo ser executada próximo à divisa sem dano às construções vizinhas.
Método de Execução:
Perfuração, colocação da armadura e concretagem
Uma vez instalado e nivelado o equipamento, posiciona-se a ponta do trado sobre o piquete de locação e inicia-se a perfuração. O trado é acionado com um comando Hidráulico pressionando contra o solo em movimento rotativo perfurando de 1 a três metro cada lançamento do trado. Esta operação é repetida várias vezes até se atingir a cota final estabelecida em projeto.
Atingida a cota prevista em projeto e confirmada a característica do solo, em comparação com a sondagem mais próxima, procede-se com a colocação da armadura e posterior concretagem da estaca.